O Governo do Município de Porto Belo deu início, nesta segunda-feira (24), aos primeiros alinhamentos relacionados à construção de um Batalhão da Polícia Militar na cidade. A reunião contou com a presença de representantes da Vokkan, empresa que ficará responsável pela obra através de permuta.
A proposta nasce da necessidade de ampliar a estrutura disponível para a Polícia Militar, já que a atual guarnição não comporta um número maior de agentes. Com um espaço adequado, o Município deverá receber mais policiais, garantindo reforço no patrulhamento e melhor atendimento à população.
Permuta com a Vokkan viabilizará outras obras
Para viabilizar o projeto, Porto Belo está realizando uma permuta com a Vokkan. O Município possui um terreno público dentro da área planejada pela empresa que tem interesse na construção de uma Universidade. Pela troca deste terreno, a Vokkan ficará responsável pela construção completa do Batalhão, que posteriormente será doado ao Governo do Estado, permitindo a instalação oficial da unidade policial em Porto Belo.
Além disso, como parte do acordo, a empresa também irá construir a nova sede da Secretaria de Segurança Pública e adquirir duas áreas no Sertão de Santa Luzia, que serão transferidas legalmente ao Município. Essas áreas terão uma parte destinados à construção da Casa Catarina e à ampliação de uma Unidade Escolar, ampliando o impacto positivo da parceria não apenas na segurança, mas também na área social e educacional.
O prefeito de Porto Belo Joel Lucinda explica que o Governo Municipal vem trabalhando forte em alternativas para melhorar a segurança pública na cidade. “A Polícia Militar é de responsabilidade do Governo do Estado, mas Porto Belo vem crescendo e cada vez mais se vê necessário o aumento de efetivo. Estamos criando alternativas para viabilizar a vinda de uma guarnição maior para a cidade, fazendo a doação do prédio para a instalação do novo Batalhão” – destaca o prefeito, Joel também reforça que o Município tem responsabilidade apenas pela Guarda Municipal, e que aumentou recentemente o número de agentes, ampliando o horário de trabalho da guarnição.
Investimentos recorrentes
Em relação à Segurança Pública, o Município de Porto Belo também tem investido em monitoramento por câmeras. Através de uma parceria com a CDL, foram instaladas recentemente 80 câmeras em toda a cidade, ligadas diretamente ao sistema da Secretaria de Segurança Pública do Município e Polícia Militar. Além disso, Porto Belo também mantém tótens com câmeras e botão do pânico em frente a todas as Unidades de Ensino (Escolas e creches), além de outras câmeras nas entradas da cidade.
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Belo



