PORTO BELO – Porto Belo entra na contagem regressiva para o Festival do Camarão

PORTO BELO – Porto Belo entra na contagem regressiva para o Festival do Camarão

Faltam 11 dias para a segunda edição do Festival do Camarão de Porto Belo. Neste ano, o evento quer ser melhor e ainda maior que o primeiro. O festival ganha um dia a mais de festa e ocorre entre os 10 a 13 de outubro, iniciando na sexta-feira seguindo até na segunda, dia 13, quando comemora o aniversário de 182 anos do município. O 2 Festival do Camarão é realizado na Praça da Bandeira, no Centro da cidade.

A abertura da festa será na sexta-feira, dia 10, às 19h, mas quem quiser conferir o pavilhão gastronômico ou mesmo garantir um lugar especial pode chegar a partir das 18h. Duas apresentações musicais completam a abertura do Festival. O grupo “Sarau Afro-Açoriano” dará o acorde inicial, às 21h, e em seguida, às 22h, o “Trio Forró Brasil” assume o palco para dar sequência a festa.

A abertura dos restaurantes ao público será às 11h do sábado, segundo dia do festival. Diversas opções de camarões e outros pratos à base de frutos do mar serão servidos para atender o público. Para deixar o almoço ainda melhor o grupo “Encanto Catarina” sobe ao palco, às 12h.

Durante a tarde de sábado as atrações culturais atendem os mais variados gostos do público. O tradicional grupo Alegria de Porto Belo mostra sua dança, às 16h, em seguida é a vez do Coral de Porto Belo emocionar o público. O batuque do maracatu também assume o palco e alegra a festa, às 17h. Na noite de sábado duas bandas fecham a programação com alto estilo. Às 20h30 acontece o Show “30 anos de Mira Ira” de Lula Barbosa e às 22h, a banda Manifesto Ouroborus.

A famosa caldeirada de frutos do mar, considerada a maior do país, e uma das principais atrações do Festival será servida no domingo, dia 12, a partir das 12h30. O domingo também será repleto de atrações para às crianças.

Atrações especiais para às crianças do Festival

No domingo, 12, uma programação especial tornará o Dia das Crianças especial para quem visitar o Festival. Muitas brincadeiras e jogos da parceria entre o SESC e a secretaria de Educação de Porto Belo devem divertir as crianças. São atividades diversas desenvolvidas em tendas. No total serão montados quatro espaços com diferentes opções de atrações. Um deles é o ‘Espaço Sesc Movimento’ com jogos de mesa, jogos gigantes e pernas de pau. Outro é reservado para interagir com brinquedos de madeira. O ‘Espaço Sesc Jogos de Todo Mundo’ é reservado para jogos em tabuleiros e a outra tenda será somente para leituras de livros de literatura.

Dóris Serpa, secretária da educação, informa que cerca de 120 educadores e colaboradores da educação municipal estarão trabalhando como voluntários no auxílio das crianças. “No ano passado foi um sucesso. A experiências que os educadores voluntários vivenciam durante o festival podem ser posteriormente lavado para as salas de aula”, avalia.

Enquanto as crianças se divertem, os pais e o público em geral do festival podem degustar os sabores do festival. Os restaurantes estarão atendendo a partir das 11h e música da melhor qualidade estará marcando presença. Bandas como ‘In Conserva’ e ‘Bárbara Damásio e banda’ se apresentam, às 13h e às 14h, respectivamente. A noite, a partir das 21h, ‘Sul Fluido’ deve fazer o público dançar muito e depois a Expresso Sul segue no ritmo sem hora para acabar porque a segunda-feira seguirá com festa.

No dia 13, segunda-feira, é aniversário da cidade e os restaurantes do Festival do Camarão estarão servindo a partir das 11h. Ao meio dia, a banda ‘Tape Vox’ se encarrega de comemorar o aniversário do município. E quando se fala em Porto Belo não pode faltar uma bela apresentação de folclore do boi-de-mamão. O boi e toda sua turma entra no Festival às 15h30 e alunos da escola Tiradentes alongam os festejos pela tarde com o show de calouros. A segunda edição do Festival de Camarão encerra com o show da dupla Lucas e Fabiano, de Itajaí, às 20h.

A segunda edição do Festival do Camarão terá mais opções de restaurantes para acompanhar a famosa caldeirada de frutos do mar, preparada na maior panela do Brasil. São 12 toneladas que rende 15 mil porções. A unificação do caixa é uma melhoria para evitar filas e o fluxo de pessoas no evento.

A Feira de Artesanato é outra atração do evento e promete agradar o público com a inovação do espaço. Desta vez, eles contam com a estrutura moderna de um contêiner para expor as peças. O novo espaço é fruto da parceria com o SEBRAE – (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e deve ficar permanentemente no município.

Prefeitura Municipal de Porto Belo