PORTO BELO – Professores de Porto Belo participam de formação online

PORTO BELO – Professores de Porto Belo participam de formação online

PORTO BELO - Professores de Porto Belo participam de formação online

Professores da Rede Municipal de Ensino de Porto Belo participam desde o dia 11 de maio de uma formação em EAD, que vem sendo acompanhada via internet. A medida substitui as formações presenciais que aconteceriam durante o recesso escolar do mês de julho, que precisou ser adiantado já que as aulas  foram interrompidas por conta da necessidade do distanciamento social, gerado pelo coronavírus.

As formações foram divididas por turmas, de acordo com a série em que as professoras e os professores atuam. O tema trabalhado foi o fortalecimento de vínculos e a importância da interação entre escola e família, com planejamento emergencial de atividades a serem realizadas de forma não presencial no mês de junho de 2020. As formações estão sendo ministradas pelo Sinergia Sistema de Ensino, que adaptou a formação que estava prevista, para o formato online.

A secretária de educação professora Rosane Grauppe destaca que este é um momento importante para os professores, que estão precisando se habituar com a nova realidade do ensino a distância. “Nossos professores estão trabalhando diariamente no planejamento de aulas, criação de exercícios e na criação de estratégias para que os alunos possam aprender em casa. Todos sabemos das dificuldades que a educação está enfrentando, mas estamos orgulhosos destes profissionais guerreiros, que não medem esforços para que o conteúdo chegue da melhor forma para os alunos da Rede Municipal. A formação é de extrema importância neste momento, para abrir ainda mais a mente dos professores e para que eles possam entender melhor estas novas estratégias de ensino” – explica a secretária.

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Belo tem recebido tarefas semanalmente e estão sendo acompanhados pelos professores via internet. As tarefas podem ser recebidas de forma online ou, no caso da falta de acesso à internet, podem ser retiradas na sede da Escola pelo próprio professor.

A Secretaria de Estado da Educação, Ministério Público, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e Conselho Estadual de Educação (CEE) estão dialogando para soluções relacionadas à reposição de calendário escolar, considerando a necessidade do cumprimento de 800 horas-aula anuais. Até o momento o Governo do Estado não sinalizou uma data para retorno das aulas.

Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo