PORTO BELO – Saúde de Porto Belo adere ao Projeto Planifica SUS

PORTO BELO – Saúde de Porto Belo adere ao Projeto Planifica SUS

PORTO BELO - Saúde de Porto Belo adere ao Projeto Planifica SUS

Projeto busca organização da rede de atenção primária à saúde com a atenção ambulatorial especializada.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Belo esteve reunida na última semana com os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e da Região de Saúde da Foz do Rio Itajaí, para realizar a adesão ao Planifica SUS, um projeto que capacita as equipes que atuam nas Unidades para o planejamento e organização da atenção à saúde, com foco nas necessidades dos usuários. O projeto, com metodologia idealizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, tem por objetivo melhorar os serviços de saúde para avançar na assistência ao usuário do SUS de forma qualificada e integrada entre Atenção Primária e Ambulatorial Especializada.

De acordo com a secretária de saúde Jainara Nordio, o projeto busca deixar a saúde da região nivelada, qualificando de forma conjunta todos os servidores da atenção primária. “Na nossa região o Planifica SUS vai trabalhar mais diretamente com a Rede Cegonha em dois pontos principais: a Atenção Primária e a Atenção Secundária” – explica.

Todas as equipes das Unidades Básicas de Saúde do município vão receber capacitações mensais relacionadas a processos e organização do trabalho, através dos facilitadores e tutora do município, que estão sendo devidamente capacitados pelo Planifica SUS.

“A ideia é que, a cada etapa, os profissionais das unidades de saúde olhem especificamente para um tipo de problema, identificando a estratégia a curto, médio e longo prazo. Mês a mês, serão inseridas novas questões, dentro do plano de ação, que, de fato, vai trazer o planejamento como uma ferramenta de uso contínuo, e não como uma atividade pontual”, completa a secretária Jainara.

As equipes precisam entregar todas as seis etapas do projeto até o final do próximo ano e, em dezembro de 2020, será feito um seminário de avaliação, em São Paulo, onde cada estado vai levar suas experiências exitosas, ao final do processo.

Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo