PORTO BELO – Termina nesta sexta-feira a campanha de vacinação contra a gripe

PORTO BELO – Termina nesta sexta-feira a campanha de vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde de Porto Belo mostra bons números na campanha de vacinação contra a gripe. Até o momento, 73,4% da população do grupo de risco foi imunizada. Os números são animadores em relação ao resto de Estado, que vacinou até o momento 54,3%. A meta nacional é vacinar 80% do grupo de risco.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até sexta-feira, 22, e as sete unidades de saúde estão disponíveis para a aplicação da vacina. A vacinação prevê imunização contra três tipos de vírus, dois relacionados à gripe comum e também contra a H1N1. Faltam cerca de 210 pessoas para Porto Belo atingir a meta de vacinação.

A campanha é destinada a grupos prioritários que incluem crianças de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes e em recuperação pós-parto (45 dias), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde dos sistemas públicos e privados, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários de sistemas prisionais, bem como pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais. É importante que os moradores se dirijam às unidades munidos de carteirinha de vacinação.

Crianças que foram vacinadas em 2014 receberão apenas a dose de reforço. Já para as que não se vacinaram no ano passado, serão aplicadas duas doses com intervalo de 30 dias entre as aplicações. Gestantes, idosos e trabalhadores da saúde receberão uma dose única. No caso de gestantes, a aplicação é feita em qualquer idade gestacional, segundo recomendações do Ministério da Saúde.

Segundo Fernanda Maria da Silva, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica em Porto Belo, a menor busca pela vacina é o grupo de crianças de seis meses a quatro anos e gestantes, que ainda não alcançou 60% da meta prevista. “Solicitamos aos pais ou responsáveis que levem as crianças até o dia 22 de maio na Unidade de Saúde mais próxima, para aplicar a vacina contra a Gripe”, explica. Fernanda esclarece ainda que a vacina não causa gripe e que a prevenção dura cerca de doze meses, por isso as campanhas são realizadas anualmente.

Prefeitura Municipal de Porto Belo