PORTO BELO – Unidade de Saúde de Santa Luzia será interditada

PORTO BELO – Unidade de Saúde de Santa Luzia será interditada

A Prefeitura Municipal de Porto Belo através da Secretaria de Saúde e Saneamento e Vigilância Sanitária anunciou nesta segunda-feira (09) a interdição da Unidade Básica de Saúde Pedro Tomazoni, no bairro Santa Luzia. A decisão foi tomada após o setor de Vigilância Sanitária constatar sérios problemas relacionados ao mofo, que ocasionavam contaminação dos materiais utilizados nos atendimentos e medicamentos distribuídos à população, além da exposição de funcionários e pacientes à esses microorganismos.

De acordo com a secretária de saúde Jainara Dordio, a função de uma Unidade de Saúde é dar condições aos funcionários de promoverem saúde aos que à ela procuram, além de ofertar saúde com qualidade. No estado que se encontra a referida Unidade, segundo a secretária, não está cumprindo tal função, pelo contrário, é insalubre aos funcionários e inapta a atender aos usuários do SUS.

Os moradores da localidade afetada serão atendidos na Unidade de Estratégia Saúde na Família Virgínia Tomazoni Dalsenter, localizada no bairro Alto Perequê. Os atendimentos médicos e odontológicos aos moradores do bairro Santa Luzia continuarão sendo realizados uma vez por semana, como já vinha acontecendo no último ano. A Secretaria de Saúde disponibilizará transporte para os pacientes que não tenham condições de se deslocar até o bairro vizinho.

Além do mofo, presente em todas as salas da Unidade, a Vigilância constatou que o sistema de refrigeração do ambiente estava sem manutenção, podendo comprometer os medicamentos, infiltração nas salas, materiais de uso odontológico em péssimas condições, armário para armazenamento de medicamentos não higienizado, utensílios e aparelhos de ferro e alumínio das salas enferrujados, caixa de malote para envio de documentos sem condições de uso, banheiro sem escoamento e a sala de expurgo responsável pela limpeza dos materiais, extremamente inutilizável por conta do bolor. Outra questão importante é o sistema hidrossanitário comprometido, com entupimentos que causam o retorno dos dejetos ao banheiro, tendo conseqüência a mistura da água pluvial com o esgoto. A boca de lobo em frente à Unidade encontra-se com obstrução, causando vazamento de água e esgoto na rua.

Os atendimentos serão realizados no bairro Alto Perequê até que a obra da nova Unidade do bairro Santa Luzia, que já está em andamento, seja finalizada.

Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo