Praia de Perequê é parcialmente interditada por vazamento de esgoto

Equipes da Prefeitura de Porto Belo e do Corpo de Bombeiros começaram na manhã desta quarta-feira (9), a fazer o isolamento de parte da Praia de Perequê, no Norte de Santa Catarina. Será proibida a passagem de pessoas em um trecho de 300 metros da faixa de areia e do mar, a partir da margem do rio no município, por causa de um vazamento de esgoto.

O presidente da Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo, Paulo Emiliano de Carvalho, explicou que o problema começou domingo (6), quando peixes foram encontrados mortos na faixa de areia e em rios. “O que conseguimos observar até agora, é que o problema começa no Rio da Fita, onde escoam os efluentes da estação de tratamento de esgoto, e ele desemboca no Rio Perequê, que termina na praia. Este mesmo problema já aconteceu um mês atrás”, comenta.

Para Carvalho, a suspeita é que a contaminação tenha ocorrido por causa do derramamento do lodo usado para tratar o esgoto que chega à estação de tratamento. “Quando chove forte, o lodo escorre para o rio e acaba contaminando a água com bactérias. Por enquanto é uma suspeita, mas no local há água escura e animais mortos, por isso, a suspeita”, explica Carvalho que afirma ser necessário aguardar os laudos técnicos que estão sendo feitos pela Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). Os resultados das análises, devem sair nesta sexta-feira (11).

O Rio Perequê divide as praias de Perequê, em Porto Belo, e Meia Praia, em Itapema. No lado de Itapema também foram encontrados peixes mortos desde domingo. Por causa dos danos ambientais causados, a prefeitura da cidade multou a empresa Águas de Itapema, responsável pela estação de tratamento de esgoto, em R$ 575 mil. A Prefeitura do município vizinho também deve emitir multa.
Carvalho destaca que representantes das duas prefeituras se reuniram com o Ministério Público, terça-feira (8), e aguardam o resultado dos laudos da Fatma para definir quais ações serão tomadas. Segundo ele, a empresa ainda não se posicionou sobre o caso. O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da concessionária de água, que prometeu tentar divulgar um posicionamento ainda nesta quarta-feira (9).

Fonte:Janara Nicoletti – Do G1 SC
Foto: Paulo Carvalho/Divulgação