Prefeito Rodrigo Bolinha e Vice Giliard vistoriam Rio Perequê

Plano de ação envolverá Vigilância e FAACI e começará nas próximas semanas

Na manhã desta quinta-feira (09/01), o Prefeito Rodrigo Bolinha acompanhado pelo Vice-prefeito Giliard, realizou uma vistoria em toda extensão do Rio Perequê. O objetivo foi levantar dados e informações para compor o Plano de Ação que vai garantir a sobrevivência do manancial e a proteção do meio ambiente e que deve entrar em vigor já nas próximas semanas. A ação também foi acompanhada pelo Presidente da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Leonardo Nunes e o Diretor de Vigilância em Saúde, Celso Luiz Sens.

Durante a vistoria foi possível observar onde ocorre o descarte irregular de esgoto e dejetos, pontos que ocasionariam a contaminação do rio. Na maior parte dos casos, os resíduos lançados em toda a extensão do Rio Perequê são provenientes das residências que não possuem fossa ou caixas para armazenar águas já utilizadas na cozinha e lavanderia. Como parte das atividades do Plano de Ação, já na próxima semana, equipes devem retornar no local para fiscalizar e tomar as providências necessárias, inclusive o fechamento dos pontos onde acontecem os despejos irregulares, em toda extensão do rio.

Durante a vistoria, o Vice-prefeito Giliard ressaltou a preocupação com o tratamento aplicado pela concessionária. Estamos muito preocupados com essa situação que já passou do limite do razoável. O problema é para todos, porque atinge a imagem da cidade, porque atingi o meio ambiente. Temos que apurar as responsabilidades individuais e, se for o caso, da concessionária que é aquela que deve tratar o esgoto, afirmou Giliard.

Para o Prefeito Rodrigo Bolinha, a ação é uma das medidas principais para resolver, de forma definitiva, os problemas de contaminação do Rio Perequê. O tratamento de esgoto deve começar do início do rio até o desembocar do mar, e não ao contrário. O sistema atual começa da praia para os bairros, o que é tecnicamente um equívoco, mas, aparentemente o mais rentável. Agora vamos dar início ao Plano de Ação, impedindo novas contaminações e recuperando o meio ambiente, além de criar um sistema de monitoramento sobre a qualidade da água. Isto é mais que um ato de cuidado com a natureza, é a garantia de que a atividade de preservação seja mantida. É um ato sobre a qualidade de vida das pessoas. , declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.

Prefeitura Municipal de Itapema