Primavera da Cidadania atende 170 itapemenses em oito cursos

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, oferece oito cursos de qualificação profissional para a comunidade. Os atuais 170 participantes residem em várias regiões de Itapema, sendo a maioria (44%) dos bairros Morretes e Jardim Praiamar. O programa também tem alcançado moradores do Casa Branca, Alto São Bento, Tabuleiro, Varzea e Areal, além de ainda buscar adesão de bairros mais afastados como Ilhota e Sertão do Trombudo.

Uma pesquisa feita pela coordenação do projeto aponta que a maioria do público é formada por mulheres (56,47%). Outra informação apurada é de que os jovens até 33 anos de idade também representam a maioria na participação dos cursos, com 56,47%. Os cursos gratuitos oferecidos pelo projeto Primavera da Cidadania oferecem oportunidades para diversas faixas etárias.

Aulas de cidadania também estão inseridas no programa. Como explica a coordenadora geral do Primavera da Cidadania, Ana Maria Sokacheski, as aulas já estão acontecendo em maio e o tema escolhido foi o trabalho e seus impactos na vida e nas relações sociais e familiares, em homenagem ao Dia Internacional do Trabalho.

Outras Modalidades

A Prefeitura de Itapema também oferece outras modalidades de qualificação profissional em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Tijucas, através dos Programas Jovem Aprendiz e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – são mais 92 jovens de Itapema frequentando os cursos oferecidos pelo Governo Federal para o ensino médio. Já o Jovem Aprendiz é uma modalidade destinada aos jovens entre 14 e 24 anos, através do curso de suporte e manutenção de micro computadores e redes locais.

Primavera da Cidadania

O Primavera da Cidadania é uma iniciativa da Prefeitura de Itapema, com a articulação de diversas Secretarias Municipais. O objetivo da ação é levar às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social a garantia de direitos e oportunidades de inclusão, por meio de ações socioeducativas, formação educacional e qualificação profissional.

O projeto surgiu na primavera de 2009, quando na Conferência Municipal de Assistência Social foram levantadas demandas pela população nesse segmento. As pessoas contempladas fazem parte do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, que têm a chance de concluir seus estudos e participar de cursos profissionalizantes.

Mais informações com a coordenadora geral do Projeto Primavera da Cidadania, Ana Maria Sokacheski, pelo telefone (47) 3267-1400 ou pelo e-mail diretora.ana@itapema.sc.gov.br.