Primavera da Cidadania oferece qualificação profissional para itapemenses

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, realizou a abertura da 4 edição do projeto Primavera da Cidadania na sexta-feira (23). Mais de 200 alunos participaram da cerimônia que contou com a presença do prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, da secretária de Educação, Geonete Maria Bernandi Agostinho, do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ivanor de Souza, do vice-presidente da Câmara, Vanio César Vieira, do líder do Governo na Câmara, Luiz Carlos Vieira, do diretor do SENAI, Rogério Oliveira Mattos, do representante do SENAC, Cleverson Fernando de Souza e da coordenadora do projeto Primavera da Cidadania, Ana Maria Sokacheski, além de servidores públicos e comunidade local.

O evento fez parte das comemorações do cinquentenário de Itapema e aconteceu na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Bento Elói Garcia, no bairro Morretes. Já os cursos da 4 edição do projeto Primavera da Cidadania são realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Santa Catarina.

O prefeito Sabino Bussanello reafirmou a importância desse projeto enquanto política pública de inclusão social e ressaltou a necessidade de compromisso dos participantes em concluir os cursos, além de valorizarem e de aproveitarem a oportunidade. O Governo Municipal investe na qualificação profissional de famílias de baixa renda e na melhoria de renda e superação da pobreza. Isso contribui com a qualidade de vida dos cidadãos, além ajudar no crescimento do município, que ganha mão de obra qualificada, explicou.

Inclusão e emancipação social são os principais objetivos do Primavera da Cidadania e, segundo a coordenadora do projeto, Ana Maria Sokacheski, é uma Política Pública efetiva de promoção da cidadania, da valorização das pessoas em suas potencialidades humanas. Além disso, a meta do projeto é trabalhar a autoestima, os direitos e deveres de cidadania e estimular o aluno a buscar realização profissional e pessoal.

Cursos

O projeto Primavera da Cidade será dividido em dois semestre em 2012. No primeiro as aulas acontecem de março a junho e iniciaram na segunda-feira (26). Ainda há vagas para os cursos de mecânica de máquina de costura, nr10, grafite, e auxiliar financeiro. Além desses, são oferecidos os cursos de informática, auxiliar administrativo, auxiliar financeiro, costura industrial, mecânica de máquina de costura, imagem pessoal e beleza, eletricista, ar condicionado e assentador de porcelanato e grafite. Novos cursos serão oferecidos no segundo semestre e as inscrições serão abertas no mês de julho.

Primavera da Cidadania

O Primavera da Cidadania é uma iniciativa da Prefeitura de Itapema, através da articulação de diversas Secretarias Municipais. O objetivo da ação é levar às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social a garantia de direitos e oportunidades de inclusão, por meio de ações socioeducativas, formação educacional e qualificação profissional.

O projeto surgiu na primavera de 2009, quando na Conferência Municipal de Assistência Social foram levantadas demandas pela população nesse segmento. As pessoas contempladas fazem parte do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, que têm a chance de concluir seus estudos e participar de cursos profissionalizantes.

Mais informações com a coordenadora Geral do Projeto, Ana Maria Sokacheski, pelo telefone (47) 3267-1412 ou pelo e-mail diretoria.ana@itapema.sc.gov.br.