Programa de Reeducação Alimentar garante qualidade de vida

Iniciativa da Secretaria de Saúde de Itapema forma mais uma turma

Foi mais que apenas conseguir emagrecer, participando do programa conquistei o equilíbrio da ansiedade e o retorno da minha auto-estima, contou Arlete Aparecida Zanluca, emocionada durante a formatura de mais uma turma do Programa de Reeducação Alimentar, da Secretaria de Saúde de Itapema.

A iniciativa existe há mais de quatro anos e tem o objetivo de garantir qualidade de vida por meio de alimentação adequada e do controle emocional dos pacientes. O projeto atende pessoas com sobrepeso ou obesas que já tentaram mudar alimentação e não tiveram sucesso. Os participantes são encaminhados ao programa pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde.

Nos encontros semanais são trabalhados exemplos práticos de como se produzir uma alimentação saudável. Temos aula no supermercado, assim os pacientes aprendem como montar um prato com produtos adequados, explicou a Nutricionista do projeto, Carolina Marini. Os pacientes também recebem apoio e orientação psicológica durante o programa. Ensinamos a separar o sentimento dos alimentos. Os pacientes conseguem controlar a ansiedade e fazer a refeição de forma adequada, contou psicóloga do projeto, Claudia Maria Petri.

A Secretária de Saúde, Jeane Barros de Souza Silva, prestigiou a atividade e reconheceu o empenho e dedicação dos participantes. Quero parabenizar todas vocês pela persistência na busca de melhor qualidade de vida e por terem aceitado o desafio da mudança. Que cada uma, a partir de agora, se transforme em multiplicadora das orientações recebidas durante o programa, afirmou Jeane Barros de Souza Silva.

Para Arlete Aparecida Zanluca as dietas milagrosas e os regimes forçados agora fazem parte do passado. Comer bem e de maneira saudável é possível. Aqui aprendi que nada é proibido, mas que devemos observar quanto e como consumimos os alimentos, afirmou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema