Projeto incentiva a leitura em crianças de Itapema na Escola Luiz Francisco Vieira

Enquanto que a média de leitura por habitante no Brasil é de 4,7 livros por pessoa ao ano, a pequena itapemense Laís Eduarda Silva Silvério leu em um mês 56 livros. Ela é aluna da 4 Série A, da Escola Municipal de Educação Básica Luiz Francisco Vieira, no Bairro Ilhota de Itapema. E foi na escola, na aula da Professora Cleusa Maria Boffe que tem mais de seis anos na profissão de educadora, onde Laís desenvolveu essa fome pela literatura.
A Professora Cleusa desenvolve um projeto de leitura chamado Corrida da Centopeia. Os alunos levam frequentemente livros para casa. Cada obra lida deve ser registrada em uma ficha, que a professora controla. As crianças então descrevem em um caderno de produção o que entenderam da obra que levaram para ler, seja na forma de texto, desenho ou história em quadrinhos. Além disso, cada aluno registra em um círculo de papelão título, autor e leitor do livro.

Uma vez por mês, professora e alunos contabilizam os livros lidos pelos alunos em um mural, que forma o desenho de uma centopeia. Cada parte do corpo do animal é formada por um dos círculos dos dados de leitura das crianças. Segundo Cleusa, a média de leitura mensal começou com oito livros por alunos. Hoje temos alunos que leem mais de 50 obras. Fico muito feliz em perceber essa evolução, em uma competição saudável, onde quem ganha é a Educação, comemora.

O Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, conheceu a Corrida da Centopeia na segunda-feira (30), durante a entrega dos uniformes escolares para os alunos da Escola Luiz Francisco Vieira. Para ele, o projeto é um exemplo que deve ser seguido por todas as escolas e professores. Educação sempre foi uma das prioridades do nosso Governo. Fico muito feliz em podermos oferecer as condições para os professores colocarem em prática seus projetos e para os alunos terem um aprendizado de qualidade, completa.

Mais informações com a Professora da Escola Municipal de Educação Básica Luiz Francisco Vieira, Cleusa Maria Boffe, pelo telefone (47) 3268-7276.