Recuperação da ponte demolida no Centro custaria o dobro de uma construção nova

Recuperação da ponte demolida no Centro custaria o dobro de uma construção nova

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, divulgou o parecer técnico conclusivo da Ponte do Rio Bela Cruz, localizada na Rua 115, entre as Ruas 123 e 129A1. A recuperação da ponte custaria o dobro se comparado a construção de uma nova estrutura.

A travessia de carros, motos, pedestres e ciclistas no local já havia sido interditada pelo Departamento de Trânsito Municipal de Itapema (Detrami) ainda na tarde da sexta-feira (01/04) quando começou a ceder. Na manhã de sábado (01/04) equipes trabalharam na demolição da ponte.

Segundo o documento elaborado pelos técnicos, o problema já havia sido detectado em 2010 quando um laudo técnico feito pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apontava que a recuperação custaria o dobro do valor da construção de uma nova ponte.

O laudo feito pelos engenheiros do município também aponta que as fortes chuvas e a passagem de veículos acima do permitido que era de até 20 toneladas contribuíram para que se agravassem os problemas estruturais ao longo dos anos com rachaduras, avarias e até abaloamento na pista de rolamento, tornando a estrutura comprometida.

“Para se recuperar teríamos que retirar toda a parte externa da ponte para substituir a areia por concreto, o que poderia levar tempo devido as questões legais como licitações. Outro ponto relevante era o bloco de sustentação no meio da ponte que acabava segurando objetos e até assoreando o rio em épocas de cheias”, explicou a Diretora de Obras Públicas da Secretaria de Planejamento Urbano, Ana Maria Moter.

O Prefeito Rodrigo Bolinha destacou que a prioridade foi a segurança de todos. “Assim que nossos técnicos chegaram na sexta-feira (01/04) no local e nos passaram as informações sobre a gravidade da situação, determinamos que a ponte fosse demolida o mais rápido possível impedindo assim acidentes no local e até mesmo que ela desmoronasse no rio impedindo o fluxo das águas. Toda a estrutura estava condenada e o custo de recuperação seria o dobro do que vamos precisar para uma ponte nova e adequada. Nossa equipe técnica já está em contato com as empresas para que o mais rápido possível tenhamos a nova ponte adequada”, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema