Santa Catarina tem 12 novas mortes por coronavírus e mais de 7 mil casos confirmados

Santa Catarina tem 12 novas mortes por coronavírus e mais de 7 mil casos confirmados

André Motta Ribeiro, secretário de Saúde de SC(Foto: Reprodução)

Número de óbitos por Covid-19 é o mais alto divulgado em um único boletim desde o início da pandemia.

O governo de Santa Catarina atualizou os números do coronavírus desta terça-feira (26) e confirmou mais de 7 mil casos e 12 novas mortes pela doença no estado. Com isso, o número de óbitos chega a 121 e “nossos cenários apontam para a aceleração da transmissão desse vírus”, segundo o secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro.

Três vítimas que perderam a vida residiam em Itajaí, no Vale, segundo dados colhidos no painel do Estado. Entre eles havia uma mulher de 75 anos, outra de 80 e um homem de 59 anos. Em Joinville, no Norte de SC, foram confirmados dois óbitos de uma mulher de 67 anos e de um homem de 44. Na mesma região, porém em Camboriú, a vítima é um homem de 78 anos. No município vizinho, em Balneário Camboriú, morreu uma mulher de 91 anos.

Em Araranguá, no Sul de SC, perdeu a vida uma mulher de 90 anos. Na região Oeste de SC, quatro pessoas morreram. Em Chapecó foi um homem de 82 anos e em Caxambu do Sul, um homem de 53 anos. Em Arvoredo a vítima foi um homem de 82 anos e em Irati, uma mulher de 75.

Segundo apurado pela reportagem, as 12 mortes ocorreram entre os dias 21 e 26 de maio, mas foram confirmadas como causa de Covid-19 somente nesta terça-feira.

Divulgação de poucos dados
Até aqui, 4.101 pacientes se recuperaram da doença no estado e outros 2.794 continuam em tratamento. O número de pacientes hospitalizados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não foram atualizados pelo Estado, que alegou “problemas técnicos, até o horário de divulgação do boletim”.

Sem repassar mais detalhes sobre dados que geralmente são divulgados, como o índice de isolamento social e o número de mortes por milhão de habitantes, André Motta Ribeiro lamentou o quantitativo do dia.

– Infelizmente hoje é um dia que o Estado apresenta o maior número de óbitos desde o início desse enfrentamento e é importante que a gente entenda e perceba que apesar dos números favoráveis até então, todos precisamos prestar muita atenção – alertou.

Ribeiro, que chegou a elogiar o achatamento da curva na semana passada, mudou o discurso ao ver “o novo cenário” e apelou por auxílio da população:

– Esse enfrentamento está apenas começando, precisamos reforçar o isolamento social e sair de casa só em caso de extrema necessidade. Faço aqui um apelo a todos que nos acompanham. Fiquem em casa, usem máscara e pratiquem o isolamento social, que é isso que vai nos dar condições de trazer o menor sofrimento possível para todos nós.

Foto: Reprodução
NSC Total – DC – Por Clarissa Battistella