Santa Catarina tem mais quatro mortes por coronavírus e quarentena é prorrogada por mais cinco dias

Santa Catarina tem mais quatro mortes por coronavírus e quarentena é prorrogada por mais cinco dias

(Foto: Reprodução)

Número de casos confirmados de Covid-19 em SC chega a 457; são 40 a mais do que no dia anterior.

O número de pessoas contaminadas por coronavírus em Santa Catarina subiu em quase 10% nas últimas 24h. São 457 casos confirmados em todo território catarinense, 40 a mais do que no dia anterior. Desses, 54 pacientes estão em UTI. O número de mortes também teve acréscimo: com quatro óbitos a mais, o Estado chega a 15 mortes nesta terça-feira (7). As informações são do governo de SC.

Florianópolis segue como a cidade com o número mais alto de pessoas contaminadas no estado, com 114 casos. Logo depois aparece Blumenau, com 52 pacientes e Joinville com 26. Todos casos positivados foram submetidos a testes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC).

Além da atualização de números, o Estado também anunciou, em transmissão ao vivo, a prorrogação da quarentena por mais cinco dias. Dessa forma, as restrições nas atividades continuam até a próxima segunda-feira (13).

A partir dessa quarta-feira (8), no entanto, voltam a funcionar atividades em oficinais, borracharias, varejo de auto-peças, auto center, vendas e instalação de acessórios, concessionárias, auto-elétricas, venda de máquinas, locação de veículos, serviços de despachantes e autoescolas, inspeção veicular, lavações e afins.

Mesmo com a volta gradual dos serviços e, antes de trazer informações sobre Santa Catarina, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) comentou sobre o cenário do Covid-19 em todo o território brasileiro e adiantou que o pico da doença ainda não ocorreu no país:

– Quero lembrar aos catarinenses que a situação se agrava e o pior dessa curva está por vir. Deve se agravar nas próximas duas semanas, principalmente porque a gente tem sempre o reflexo dos últimos 14 dias, com pessoas que vão demandando por UTI. Os próximos 15 dias vão ter uma transformação desse cenário no sentido de a gente verificar a ascendência mais aguda dessa curva de contágio.

Mais quatro mortes
As novas mortes ocorreram em municípios da Grande Florianópolis e do Sul do Estado. Na Capital, um homem de 101 anos morreu vítima da doença. Ele estava internado no Hospital de Caridade desde o dia 31 de março, divulgou a Secretaria de Saúde do município. Entre os casos de óbito divulgados no Brasil, até agora, nenhuma das vítimas tinha mais de 100 anos.

Em Palhoça, uma mulher perdeu a vida. O óbito ocorreu na noite dessa segunda-feira (6). Ela tinha 58 anos e histórico de doenças crônicas.

Já no Sul, as mortes foram registradas em Criciúma e Tubarão. A Secretaria de Saúde de Criciúma informou que a vítima era uma mulher de 79 anos, que apresentava comorbidades. O óbito também ocorreu nessa segunda-feira (06).

Em Tubarão, a morte foi de um homem de 34 anos, na madrugada desta terça-feira. Ele era músico, não tinha doenças preexistentes e passou 18 dias internado na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Pacientes curados
Pela primeira vez, desde que o primeiro caso foi confirmado em Santa Catarina, ainda em 12 de março, o governo do Estado falou sobre os pacientes curados. Carlos Moisés e o secretário da Saúde, Helton Zeferino, comemoraram a recuperação de um homem de 54 anos e com duas comorbidades preexistentes, que deu alta do Hospital Marieta, em Itajaí, após ficar mais de 20 dias internado e com auxílio de equipamentos para respirar.

– Isso nos deixa muito esperançosos de que os protocolos adotados dentro de território catarinense propiciam, sim, resultados adequados no combate a essa doença. É um paciente que, felizmente, e está retornando ao convívio de seus familiares devidamente curado e isso é o que buscamos para a maioria da população catarinense – disse o secretário.

Entre os dias 18 de março – quando foi decretado isolamento social em SC – até o dia 6 de março, deram alta de leitos em Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) para enfermarias, 68 pacientes. Pessoas que “estão no caminho da cura”, segundo o governador:

– Quiçá sejam 68 casos que a gente possa notificar aqui de cura do Covid-19, de pessoas que passaram pela UTI e se recuperaram. O fato é que a gente não pode menosprezar a letalidade dessa doença e que tem levado pessoas bastante jovens também.

Cidades em SC com casos de Covid-19
São 61 municípios com pacientes positivados para coronavírus em Santa Catarina, além de 10 pessoas que residem em outros estados ou países, mas que tiveram notificação em cidades catarinenses.

Águas Mornas 1

Anita Garibaldi 1

Antônio Carlos 9

Araranguá 4

Balneário Arroio do Silva 1

Balneário Camboriú 16

Balneário Gaivota 1

Biguaçu 1

Blumenau 52

Botuvera 1

Braço do Norte 16

Brusque 10

Camboriú 8

Canelinha 1

Chapecó 6

Criciúma 29

Florianópolis 114

Gaspar 5

Governador Celso Ramos 2

Gravatal 5

Içara 1

Imbituba 6

Indaial 2

Irati 1

Itajaí 23

Itapema 3

Itapiranga 1

Jaguaruna 2

Jaraguá do Sul 6

Joaçaba 1

Joinville 26

Lages 4

Laguna 3

Mafra 1

Morro da Fumaça 1

Navegantes 4

Palhoça 3

Papanduva 2

Paulo Lopes 2

Pedras Grandes 1

Pescaria Brava 1

Pomerode 1

Porto Belo 4

Rancho Queimado 2

Sangão 1

Santa Rosa de Lima 1

São Domingos 1

São Francisco do Sul 2

São José 19

São Lourenço do Oeste 1

São Ludgero 3

São Pedro de Alcântara 1

Siderópolis 4

Sombrio 3

Santo Amaro da Imperatriz 1

Tijucas 2

Timbé do Sul 1

Timbó 1

Tubarão 19

Urussanga 2

Videira 1

Foto: Reprodução
Fonte: NSC Total – DC – Por Clarissa Battistella