Saúde do homem é tema de palestra no CCI

Saúde do homem é tema de palestra no CCI

Na tarde da última quarta-feira (12/11), mais uma palestra buscou orientar as pessoas da melhor idade, desta vez, o tema foi sobre a saúde do homem, em alusão a campanha Novembro Azul. O encontro foi uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e a Secretaria de Saúde.

A atividade contou com a participação da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Meia Praia II, dentre eles o Médico, as Enfermeiras e as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), que distribuíram um material informativo para os homens.

Na palestra, o Dr. Emerson Mendes Oichenaz, expôs para os idosos que depois do câncer de pele, a principal causa de morte por câncer é o câncer de próstata, e reforçou que este é um tema muito difundido, mas nunca é demais falar sobre ele. “O homem acha que é forte e tem a falsa percepção de que ele está bem, então ele deixa de procurar as Unidades por isso. Estudos demonstram que para cada 71 mulheres que consultam, apenas um homem procura o médico. Outro dado é que as mulheres, quanto mais envelhecem, mais consultam, e o homem é o contrário, quando ele vai envelhecendo evita ir ao médico. Isso é muito preocupante e por isso estamos tentando mudar essa realidade”, disse o Doutor.

O Médico ainda orientou sobre os sintomas mais comuns do câncer de próstata, comentou que é muito importante realizar não só o exame de toque, mas sim de colesterol, triglicerídeos, ou seja, fazer um check-up regularmente e ainda ressaltou que a recomendação é que todo homem a partir dos 40 anos de idade, principalmente com história na família, precisa fazer tanto o exame de sangue (PSA) como o de toque para verificar a próstata, pois um complementa o outro.

Seu Mota, de 66 anos, morador do Bairro Meia Praia, tem câncer de próstata e irá realizar a cirurgia em poucos dias. Para ele, estar transmitindo essas informações para esse grupo de pessoas é muito importante. “Devia ter este tipo de orientação sempre. Eu tenho câncer e nunca tive casos na família e nem sintomas, não sinto nada. Isso mostra que o exame tem de ser realizado por todos, pois pode atingir qualquer pessoa, mesmo não tendo sinais como eu”, disse Motta.

Sala de Espera

Na última segunda-feira (10/11) a UBS Meia Praia II também realizou uma palestra sobre o mesmo tema na sala de espera da própria unidade. O Dr. Emerson Mendes Oichenaz mais uma vez enfatizou sobre a saúde, bem como os problemas da próstata, sintomas, tratamento, e principalmente a importância da prevenção das doenças comuns aos homens. Além da palestra, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) Cátia, Gabriela e Lenise também distribuíram material educativo aos participantes, reforçando ainda mais a importância da prevenção.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema