Saúde em Itapema: números comprovam avanços

Em nove meses oferta de cirurgias eletivas, consultas especializadas eexames superam 2012

Contra números não há argumentos.Desde início do ano a saúde em Itapema apresenta resultados expressivos naoferta de serviços aos moradores do município. Um levantamento realizado pelaSecretaria Municipal de Saúde comprova esta afirmação no que se refere aatendimentos e grandes avanços na oferta de exames e cirurgias. Os resultadospositivos demonstram o forte empenho da atual administração em garantircondições adequadas de saúde pública, humanização no atendimento e atenção ecuidado para com todos que utilizam os Serviços Públicos de Saúde.

Um exemplo é o avanço nascirurgias eletivas realizadas pela Secretaria de Saúde de Itapema através doHospital Santo Antônio. De janeiro a agosto os registros totalizam 137 procedimentoscirúrgicos. Quando comparamos esse número com dados de 2012, os atendimentosregistram aumento de 442 % em cirurgias. Em 2012, com a mesma estrutura foramrealizados apenas 31 cirurgias.

E esses avanços são mais quemeros índices ao se considerar os benefícios aos pacientes. O aposentado Gevonida Silva esperava há dois anos para realizar a cirurgia de hérnia. Fuiencaminhado várias vezes para outra cidade, fazia os exames pré-operatórios, oprazo dos exames vencia sem eu nunca ter sido chamado para a cirurgia. Nesteano foi diferente. Estou muito feliz com a agilidade e o bom atendimento que anova gestão vem desenvolvendo na saúde, afirmou o aposentado, que mora nobairro Casa Branca.

Outro importante resultado éapontado através dos índices de consultas especializadas e de exames. Dejaneiro até agosto deste ano a Secretaria de Saúde já realizou 122.732procedimentos. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, aquantidade de procedimentos cresceu 43,72% em oito meses. Em números absolutoso aumento é superior a 37 mil novos exames. Pacientes que aguardavam na fila deespera foram encaminhados para cardiologista, dermatologista, endocrinologista,neurologista, ortopedista, otorrinolaringologia e também realizaram exames deraio x, ultrassonografias, mamografias e eletrocardiogramas. Foram marcados162.451 procedimentos com especialistas de várias áreas. Porém foram efetivados122.732 atendimentos. Isto é, deixaram de comparecer 39.719 pacientes comhorário marcado e isto diminui o resultado final.

A agilidade no tratamento tambémfoi uma conquista para todos os moradores. Desde agosto deste ano, por meio decredenciamento, a fisioterapia passou a realizar mais 500 sessões mês. O númerorepresenta 50 novos pacientes/mês em tratamento.

Na busca constante por saúde dequalidade para todos, a Secretaria de Saúde também investe em prevenção. Açõescomo o Programa Saúde na Escola oferecem orientações dirigidas aos alunos,garantindo o desenvolvimento e aprendizado de nossas crianças e a atitudepreventiva. O projeto conta com a Secretaria de Educação e Cultura e járealizou ações como o mutirão infantil de consultas e exames de oftalmologia,contribuindo para a formação e o desenvolvimento integral dos estudantes. Istoé, saúde caminha de mãos dadas com educação. E essa junção é igual à prevenção.

E ainda tem mais. No início de2013 as equipes de Unidade Básica de Saúde enfrentavam falta de cinco médicos eo quadro estava defasado nas UBS dos Bairros. Novas ações foram implantas enovos médicos contratados. Agora todos os Postos contam com médico do ProgramaSaúde Família, um exemplo é a UBS do Morretes que já possuí três médicos.

Já o Programa de Controle daDengue foi ampliado e o Programa de Controle de Borrachudos Vetores, realizadosatravés da Vigilância em Saúde, foi reativado. Todos os programas passaram poraperfeiçoamentos e intensificados nos Bairros Meia Praia, Sertão do Trombudo,Areal, Sertãozinho e Alto São Bento e Várzea.

Para o Prefeito Rodrigo Bolinhatodos estes dados demonstram uma nova etapa no Desenvolvimento de Itapema emgeral, e na saúde pública, de modo específico. É preciso equipamentossofisticados e coordenar suas condições de uso. É preciso ambientes adequadospara os profissionais e para os usuários. É preciso medicamentos e adequaçãocorreta da forma de usá-los. É preciso, especialmente, que as equipes estejammotivadas, que os gestores possam conversar com cada funcionário, que oprefeito dê atenção às coisas mais simples. E o resultado de tudo isso é oesforço diário de cada médico, de cada enfermeiro, de cada atendente, de cadaum que olha, conversa ou toca nas pessoas. É assim que se humaniza oatendimento e se qualifica a saúde. Mas, tudo isso precisa ser alimentado acada dia, pois nossas metas são ainda maiores. Depois de esforços contínuos ealguns meses os resultados começam a aparecer declarou ao analisar osindicadores estatísticos apresentados.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema