SC libera hotéis com capacidade máxima para a temporada de verão com Covid-19

SC libera hotéis com capacidade máxima para a temporada de verão com Covid-19

Governo ainda não anunciou detalhes sobre o que será permitido nas praias durante o verão(Foto: Luiz Carlos Souza, Arquivo)

Pela primeira vez desde o início da pandemia, hotéis e pousadas poderão funcionar com 100% da lotação.

O governo de Santa Catarina vai liberar, a partir do dia 21, o funcionamento de hotéis e pousadas com 100% da capacidade de atendimento ao público. Será a primeira vez desde o início da pandemia do coronavírus, em março, que os estabelecimentos poderão ter lotação máxima. A medida foi anunciada pelo governador Carlos Moisés (PSL) e vem no momento em cerca de 90% dos leitos de UTI para adultos em SC estão ocupados.

Segundo o Estado, o objetivo é “reduzir a hospedagem clandestina” nos estabelecimentos sem fiscalização para garantir a segurança sanitária dos turistas. Os hotéis e pousadas abertos terão que respeitar normas como o uso de máscara, a disponibilização de álcool em gel e ainda deverão evitar aglomerações.

O governador Carlos Moisés disse que “os empresários serão parceiros na fiscalização”, e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro “Mané” Ferrari, destacou que as normas foram criadas em conjunto entre o Turismo e a Saúde:

— Levamos em conta o equilíbrio necessário para esse momento entre a economia do turismo e a saúde de quem está diretamente ligado ao setor.

Os hotéis e pousadas interessados também poderão participar do programa Viaje+SC, lançado pelo governo para valorizar os estabelecimentos que seguem boas práticas sanitárias. Três selos serão entregues pelo Estado aos locais que cumprirem as medidas contra a Covid-19, dependendo do nível de atenção.

O governo de SC trabalha ainda nas outras normas que deverão guiar a temporada de verão no Estado. Por enquanto, a permanência de pessoas na faixa de areia nas praias está proibida, embora os registros de espaços lotados no Litoral tenham se tornado comuns nas últimas semanas de calor.

Foto: Luiz Carlos Souza, Arquivo
Fonte: NSC Total – DC – Por Lucas Paraizo