SC passa a marca de 1,6 mil mortes por coronavírus e registra aumento na taxa de letalidade

SC passa a marca de 1,6 mil mortes por coronavírus e registra aumento na taxa de letalidade

Monitoramento no Centro de Florianópolis flagra grande aglomeração em tempos de pandemia do coronavírus(Foto: Reprodução)

Enquanto número de mortes por coronavírus aumenta, forte movimento nas ruas reduz índice de isolamento social em SC.

Santa Catarina teve um novo salto no número de mortes por coronavírus e registrou um dos piores índices de letalidade da pandemia nesta terça-feira (11). Segundo dados do governo estadual, 1.619 pessoas já morreram no Estado por complicações da doença e mais de 109,5 mil diagnósticos tiveram resultado positivo para covid-19 entre os meses de fevereiro e agosto. Os números deste último boletim elevaram a taxa de letalidade para 1,48%.

Do total de casos, 97,2 mil se recuperaram e outros 10,6 mil continuam em acompanhamento. Ao menos 520 pacientes estão hospitalizados em leitos públicos de UTI para tratamento do novo coronavírus em SC.

Com isso, a taxa de ocupação geral também teve um rápido aumento, se comparado ao dia anterior, e está 80,3%. Seguem livres para todos os tipos de atendimento – coronavírus, outras doenças e acidentados – apenas 281 leitos. 

Além das pessoas hospitalizadas na rede pública de saúde, outros 101 pacientes estão internados em unidades hospitalares da rede privada para tratamento de covid-19. O total de pacientes em UTI em SC é de 621. Desses, ao menos 334 fazem uso de respiradores para se manterem vivos.

Índice de isolamento social baixo

O índice de isolamento social, um dos fatores mais importantes para o controle da transmissão do vírus, caiu ainda mais nesta semana. De acordo com dados do Estado dessa segunda-feira (10), a taxa de isolamento social está em 35,1%, quando o ideal é estar acima de 60%. 

Na Capital catarinense, câmeras de monitoramento flagraram o intenso movimento no Centro da cidade e o desrespeito em relação às orientações de distanciamento mínimo entre as pessoas, na tarde desta terça-feira.

Foto: Reprodução
Fonte: NSC Total – DC – Por Clarissa Battistella