Seminário da Educação Especial apresenta a inclusão como um movimento

Seminário da Educação Especial apresenta a inclusão como um movimento

Mostrar os avanços da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Itapema e promover o debate do trabalho de inclusão foram alguns dos objetivos do II Seminário da Educação Especial Dentro da Perspectiva Inclusiva: Inclusão é Movimento. Mais de 700 profissionais de Itapema e região participaram da atividade promovida pela Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação.

Os espaços do Hotel Plaza em Itapema foram tomados pelas cores e a diversidade de trabalhos realizados por cada unidade escolar. Brinquedos, jogos, banners e materiais pedagógicos confeccionados pelos professores auxiliares da Educação Especial durante a capacitação oferecida a eles no decorrer do ano na Secretaria Municipal de Educação. “Hoje os professores auxiliares puderam mostrar um pouco de todo carinho e dedicação direcionada ao aluno que acompanham diariamente na escola. Tenho certeza que os materiais aqui expostos foram pensados para alcançar um grande objetivo de desenvolvimento. Estão de Parabéns”, afirmou a Coordenadora da Educação Inclusiva, Marisângela Gonzaga.

Também foi possível conhecer um pouco mais do Núcleo do Atendimento Educacional Especializado organizado pelos professores do NAESPE que não mediram esforços para que o seminário fosse um sucesso. As salas expostas foram da Educação Infantil e a sala tipo II do Atendimento Educacional Especializado que atende também crianças com deficiência visual.

A Secretaria de Educação, Silvana Terezinha Olbrisch, deu as boas vindas aos participantes. “Agradeço a todos que vieram participar deste seminário, aos pais, aos representantes dos municípios vizinhos e os alunos. Atualmente temos um número aproximado de 150 crianças com deficiências que frequentam nossas escolas. Neste encontro vamos compartilhar experiências e esperamos agregar mais conhecimento a todos através das práticas feitas nas unidades”, afirmou a Secretária de Educação, Silvana Terezinha Olbrisch.

Segundo a Diretora da Educação Inclusiva, Maria da Graça, a Educação Inclusiva de Itapema vai além do trabalho escolar. “Educação inclusiva se faz com liberdade para trabalhar. Temos vistos pais comprometidos, profissionais que gostam do que fazem, trabalham com amor pelo ensino e aprendizagem, profissionais que pesquisam e se esforçam”, afirmou Maria da Graça.

O Prefeito Rodrigo Bolinha foi representando pelo Secretário de Coordenação e Gestão do Gabinete do Prefeito, Marcos Aurélio da Silva (Lelo), que fez questão de parabenizar o trabalho desenvolvido pelas escolas. “Estamos muito felizes em ver hoje o lindo trabalho desempenhados pelos nossos professores juntos aos alunos especiais”, afirmou Lelo.

Durante a manhã e tarde da terça-feira (10/11), várias foram as apresentações representando em diferentes contextos a inclusão que acontece dentro do ambiente escolar, alunos das Escolas Maria Linhares de Souza, Bento Elói Garcia, Francisco Victor Alves, Educar, Vereador Paulo Reis e Maria Mallmann encantaram o público.

O público ainda pode conferir a palestra com o professor e Doutor em Educação Psicopedagoga, Eugênio Cunha, compartilhando experiências vivenciadas com crianças ao longo de sua carreira, levantando ainda diversos temas e assuntos relacionados a educação inclusiva. “É muito bom viver e trabalhar com a diferença, principalmente através de uma criança. Colocando-me na posição dela consegui compreender aquele aluno e hoje trabalho com isso, o que eu aprendi com aquele garoto eu levo para a vida inteira. Na educação quem mostra o caminho é quem aprende, é o aluno. Devemos mergulhar onde ele está e isso em qualquer nível de ensino ou modalidade. O professor tem que fazer esse papel e realizar formações, capacitações, diálogos, descobrir novas coisas para instrumentalizamos nosso olhar”, afirmou Eugênio Cunha, que é ainda Coordenador da Clínica-Escola para Autistas em Itaboraí-RJ.

Outro momento marcante no Seminário foram os depoimentos de pais falando da importância da Inclusão para as famílias, crianças e para a sociedade em geral que aprendem com as diferenças. Os pais emocionaram o público com suas palavras de carinho e emoção.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema