Sobe para 59 o número de mortes e para 2.917 o de casos confirmados de coronavírus em SC

Sobe para 59 o número de mortes e para 2.917 o de casos confirmados de coronavírus em SC

(Foto: Reprodução)

Morte confirmada é de um homem de 80 anos em Siderópolis, no Sul de SC.

O governo de Santa Catarina divulgou uma nova morte por coronavírus nesta quarta-feira (6) de um homem de 80 anos em Siderópolis, no Sul de SC, e registra um total de 59 óbitos desde o início da pandemia. A taxa de letalidade em território catarinense segue em 2,2%. O número de casos confirmados aumentou para 2.917, segundo a atualização do Estado. Há 122 novos pacientes com diagnósticos positivos em relação ao dia anterior.

Em leitos de Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) estão hospitalizados 122 pacientes. Desses, 61 confirmados para a doença e outros 61 em investigação. Do total de pessoas internadas, 79 fazem uso de ventilação mecânica e outros 43 não necessitam do aparelho para respirar, informou o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro. Com 498 leitos reservados para pacientes com Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), a taxa de ocupação é de 17,3% nesta quarta-feira. Deram alta para enfermaria um total de 231 pacientes.

O governador Carlos Moisés da Silva iniciou a coletiva de imprensa falando sobre a chegada do inverno no estado, uma preocupação atual do Estado, e que pode propiciar uma transmissão mais alta do novo coronavírus:

– Nossa paisagem e o nosso clima são bastante diversificados. E, dependendo dessas condições, poderemos ter ambientes mais favoráveis e menos favoráveis para a propagação do novo coronavírus. A gente precisa redobrar os cuidados frente à pandemia, para que a gente não tenha transmissão em massa e sobrecarga de hospitais, fazendo com que a estrutura do governo (do Estado) seja insuficiente.

O secretário de Saúde também demonstra preocupação com o período de temperaturas mais baixas no estado e ressaltou, em transmissão ao vivo, a importância de dar continuidade aos cuidados, com higiene pessoal, uso de máscaras. Ele também falou sobre a importância de manter os ambientes ventilados:

– Sabemos que o frio traz uma certa dificuldade em manter os ambientes fechados, mas é importante. O frio está chegando e os agravos respiratórios aumentam muito por causa do clima, tendo mais casos de doenças que são da época e que têm sintomas muitos semelhantes aos do coronavírus.

Preocupação com estiagem
Durante sua fala, Moisés aproveitou para falar sobre outro problema que o estado tem enfrentado nos últimos meses: a estiagem.

– É importante que se faça uso consciente da água, quando for feita a higienização da casa, dos objetos. Precisamos aguardar mais um pouco até que os mananciais estejam abastecidos para que não falte para os usos essenciais – orientou.

Municípios com óbitos por Covid-19 em SC
Antônio Carlos – 4

Balneário Arroio do Silva – 1

Balneário Camboriú – 2

Balneário Gaivota – 1

Blumenau – 1

Braço do Norte – 2

Camboriú – 3

Cocal do Sul – 1

Concórdia – 2

Criciúma – 4

Florianópolis – 6

Gaspar – 1

Gravatal – 1

Indaial – 1

Itajaí – 3

Itapema – 1

Ituporanga – 1

Jaraguá do Sul – 1

Joinville – 6

Massaranduba – 1

Palhoça – 1

Pedras Grandes – 1

Penha – 1

Porto Belo – 1

Pouso Redondo – 1

São Francisco do Sul – 1

São José – 1

São Ludgero – 1

Siderópolis – 1

Sombrio – 2

Tangará – 1

Tubarão – 3

Urussanga – 1

Foto: Reprodução
Fonte: NSC Total – DC – Por Clarissa Battistella