Todos contra a Dengue: Ações são intensificadas

Todos contra a Dengue: Ações são intensificadas

A Secretaria de Saúde de Itapema intensificou as novas ações para a prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade. A equipe de Agentes de Combate a Endemias (ACE) recebeu novamente um treinamento para a aplicação do larvicida através do atomizador portátil UBV (Ultra Baixo Volume), uma espécie de bomba de veneno utilizada para eliminar o mosquito transmissor da Dengue e da Chikungunya, Aedes aegypti.

Mesmo com o constante trabalho da Vigilância Epidemiológica, Itapema registrou seus primeiros casos de Dengue do tipo autóctone, quando a doença é contraída dentro da cidade. O número apesar de ser pequeno (apenas três casos), é um alerta para a população redobrar os cuidados.

A aplicação do produto foi iniciada dentro da área onde foram registrados os casos, no bairro Meia Praia. A responsável pelo Programa de Combate a Dengue (PCD), Jaqueline Ferreira, explicou que a utilização do UVB é feita apenas após a confirmação de um caso autóctone, para assim eliminar o mosquito infectado, evitando que ele pique outras pessoas. “São pulverizados oito quarteirões dentro da área do local onde foi contraída a doença. Como os três casos foram registrados em duas ruas vizinhas, a equipe realizou a aplicação do inseticida em todos os oito quarteirões ao redor da localidade”, explicou Jaqueline Ferreira.

O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, lembrou que é importante a comunidade saber que o larvicida não causa problemas a saúde. “Algumas pessoas ficaram assustadas quando viram a equipe realizando a aplicação, mas essa é uma medida necessária e que não prejudica a saúde da população. Os próximos passos agora serão de observação, se mais nenhum caso aparecer, a aplicação do UBV não será mais necessária. Estamos agindo para que esses sejam os únicos casos registrados e que o mosquito da Dengue perceba que em Itapema não é o lugar dele”, disse o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

Para mais informações sobre o controle do mosquito transmissor da Dengue e da Chikungunya, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3267-1530. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h ou pelo e-mail dengue@itapema.sc.gov.br. Denúncias pela comunidade devem ser realizadas através do site da Prefeitura, no link Ouvidoria, podendo ser feito o acompanhamento online do caso através do número de protocolo gerado.

Diagnóstico rápido

Qualquer pessoa que suspeitar dos sintomas da Dengue deve procurar as Unidades Sentinelas (UBS Tabuleiro, UBS Meia Praia II e Hospital). Esses locais estão preparados para receberem os pacientes e fazer a coleta de sangue na hora, garantindo assim o resultado de forma segura o quanto antes. Os repelentes também são uma boa forma de evitar a picada do mosquito transmissor da Dengue e da Chikungunya, Aedes aegypti.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema