Tradição do Engenho de Farinha atravessa gerações em Itapema

Tradição do Engenho de Farinha atravessa gerações em Itapema

Tradição do Engenho de Farinha atravessa gerações em Itapema

No meio rural de Itapema há muitas histórias para contar e vivenciar. Uma delas está bem no coração do Sertão do Trombudo, às margens da Estrada Geral, onde funciona, há mais de um século, o Engenho de Farinha do Seu Dato, que faz parte do Roteiro de Ecoturismo de Itapema.

O falecido agricultor Deodato Rocha soube muito bem passar o ofício para a filha Salete Rocha Melzi, que ao lado do marido, Pedro Melzi, mantém a produção de farinha com instrumentos ainda seculares. O enfarinhamento inicia em junho e segue até setembro, produzindo anualmente 13 mil quilos de farinha.

“Meu pai era uma pessoa muito especial e desde muito cedo eu aprendi a profissão. Lembro da casa cheia nesta época, quando as pessoas saiam de longe para comprar nossa farinha, são boas recordações”, diz Salete Rocha Melzi.

O enfarinhamento inicia em junho e segue até setembro, produzindo anualmente 13 mil quilos de farinha. O processo artesanal da farinha começa no raspador, onde duas pessoas tiram as cascas da mandioca. “Após, a raiz é levada para uma prensa com água onde permanece por duas horas aproximadas, peneirada e por fim é levada para os fornos onde acontece o processo final da fabricação e segue para a venda” explica Pedro.

O Engenho fica na Estrada Geral do Bairro Sertão do Trombudo, nº 6166. Vale a pena a visita!

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema