Vem ai campanha de vacinação contra a gripe

Vem ai campanha de vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde juntamente com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itapema já estão se preparando para a campanha de vacinação contra o vírus influenza A H1N1, Influeza A (H3N2) e B. A previsão é de que o Governo do Estado envie as doses aos municípios e que a campanha inicie no dia 25 de Abril. Uma força-tarefa, integrada com os municípios, será montada para encaminhar, com a maior rapidez, as doses recebidas do Ministério da Saúde aos postos de vacinação.

Quem deve receber a vacina

Nesta campanha, serão vacinados os indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Entenda a doença

O período de incubação da gripe H1N1, ou influenza A, varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38, 39, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e falta de apetite. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Saiba como se prevenir

É recomendado para evitar a transmissão do vírus, lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool, jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes, não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo, não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal, procurar assistência médica, se o doente pertence a um grupo de risco e se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus H1N1 da influenza tipo A. Nos outros casos, permanecer em repouso e tomar bastante líquido para garantir a boa hidratação.

Com informações do http://www.dive.sc.gov.br

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema