Violência segue em pauta

Violência segue em pauta

Encontros buscam sensibilizar profissionais para utilização da ficha de notificação.

Mais um encontro para tratar da violência em Itapema aconteceu na última semana na secretaria de saúde. A atividade reuniu agentes comunitários de saúde (ACS) e enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde. A violência, seja ela qual for, é realidade no cotidiano de muitas pessoas e famílias.

Uma pesquisa sobre a violência em um âmbito geral em Itapema foi realizada pelas residentes da Univali do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde. A enfermeira residente da Unidade Básica de Saúde do bairro Morretes, Jacqueline Polidoro, e a psicóloga no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Ariane Silva, sensibilizaram e orientaram a todos sobre o preenchimento da ficha de notificação, na qual os profissionais irão preencher e encaminhar apara o setor de Vigilância Epidemiológica, com a intenção de obter dados, para trabalharmos na prevenção das violências.

O objetivo é elaborar o diagnóstico da cidade sobre os casos de violência, encaminhar e dar todo o apoio as vitimas. “Notificar é importante, mas além disso, saber como lidar com situações de violência e para onde encaminhar a vitima é também de extrema relevância. Antes não era feito o levantamento desses dados, mas hoje foi um ponto de partida para isso. Todos que participaram entenderam a importância do trabalho, a idéia é continuar realizando esses encontros tratando dessa problemática, a violência a partir de um todo. Ressalto a importância da comunicação inter-setorial estabelecendo um contato entre os setores e serviços do município para o encaminhamento das informações”, contou Ariane Silva, psicóloga no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

Durante a reunião as enfermeiras Daniela e Lucélia da 17 regional de Itajaí, falou sobre a ficha e treinou os profissionais de Itapema mostrando como preencher-la corretamente. “Um longo caminho nos espera, mas com força de vontade e dedicação vamos conseguir bons resultados no acompanhamento dessas pessoas que sofrem com atos de violência, isso será possível com o levantamento dos dados que será feito ao preenchermos as fichas de notificação”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema