Xô Dengue! Em Itapema esse turista não é bem vindo

Xô Dengue! Em Itapema esse turista não é bem vindo

Ações buscam realizar diagnóstico precoce de Dengue.

O crescente número de focos de Aedes Aegypti e até casos da doença em algumas cidades do Estado vem deixando os municípios atentos. E Para que o mosquito não se prolifere em nossa cidade, A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde segue em alerta e intensificará nos próximos dias ações para controlar a doença.

A partir da próxima segunda-feira (02/02), o Hospital Santo Antônio e na terça-feira (03/02) mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a UBS Tabuleiro e UBS Meia Praia II, vão se transformar em Unidades Sentinelas para o diagnóstico precoce da Dengue. Logo no primeiro atendimento, pessoas que se enquadrem em casos de suspeita da doença, deverão realizar a coleta de sangue em alguma das três Unidades Sentinelas e serão acompanhados em domicílio por profissionais até sua total recuperação.

Mesmo Itapema ainda não ter registrado nenhum caso positivo este ano, todos os profissionais de saúde estão atentos para a verificação de novos casos suspeitos. “É importante ficar atento a alguns sintomas como dores de cabeça, dores no corpo e atrás dos olhos, febre, manchas vermelhas no corpo ou sangramentos em partes do corpo como nariz e gengiva. Caso você esteja sentindo pelo menos dois desses sintomas, procure uma das Unidades Sentinelas para o tratamento adequado”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

Vale reforçar também que a Dengue não é transmissível de pessoa para pessoa, a transmissão da doença se dá apenas através da picada do mosquito contaminado com a Dengue. Repelentes também ajudam na proteção contra o mosquito e geralmente os vetores costumam se alimentar de manhã cedo e final da tarde, pois não é um mosquito noturno.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema