Violência contra crianças e adolescentes é tema de evento do CREAS

A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Itapema realiza na próxima sexta-feira (25/05) uma atividade especial sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A atividade especial acontece em parceria com a Secretaria de Saúde e Educação e será na Câmara de Vereadores de Itapema, a partir das 14h.

Segundo a Diretora do CREAS de Itapema, Leila Lautert Valin, o objetivo da ação é demonstrar que o enfrentamento a violência contra criança e adolescente é uma tarefa de todos. Queremos fomentar os participantes para que seja criada uma comissão com representantes de cada secretaria do município, para que as ações acontecem durante todo ano e em toda comunidade, explicou a Diretora.

Os presentes também poderão conferir uma palestra com a Assistente Social Salete Dias, especialista em violência doméstica contra criança e adolescente e já trabalha há 12 anos com projetos na área.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi comemorado no dia 18 de maio. A data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

As denúncias de violência contra criança e adolescente podem ser feitas anonimamente pelo Disque Direitos Humanos, pelo telefone 100. O serviço é gratuito e funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema