Representantes das três cidades da região, Porto Belo, Bombinhas e Itapema, participaram nesta quarta-feira, 8, de um seminário que promete incluir a região na lista dos municípios que promovem o turismo ecológico. Durante o dia, os gestores apresentaram aos participantes as trilhas ecológicas que fazem parte do projeto “Nas trilhas da Costa Esmeralda” e contaram um pouco do andamento do projeto de sinalização em cada lugar.
O encontro começou no píer, no Centro de Porto Belo, e os mais de 50 inscritos saíram rumo ao Refúgio do Estaleiro, no Araçá. Além da troca de informações sobre a organização das trilhas, tiveram contato com um representante da empresa Pisa Trekking, especializada no mercado de ecoturismo. A operadora mostrou um pouco das atividades do segmento no país.
No período da tarde, foi a vez de praticar um pouco de turismo ecológico com a visita à trilha ecológica da Reserva Particular do Patrimônio Natural Morro de Zimbros, no Centro. Os três municípios somam, juntos, mais de 80 quilômetros de trilhas ecológicas. Por meio do projeto “Nas trilhas da Costa Esmeralda”, realizado em parceria com o Sebrae, foi realizado o mapeamento de 18 trilhas divididas na região, umas de nível fácil, outras um pouco mais exigentes, e que presenteiam ao final da caminha com uma paisagem de tirar o fôlego.
As atividades fazem parte do projeto realizado em parceria com as Prefeituras de Porto Belo, Bombinhas e Itapema para alavancar o turismo na região. Em Porto Belo, recebe o apoio da Fundação de Turismo, por meio do Procomtur (Programa de Competitividade do Turismo).
Fotos: Michely Looz
Prefeitura Municipal de Porto Belo