BOMBINHAS – Projeto Hortas escolares já é realidade

BOMBINHAS – Projeto Hortas escolares já é realidade

A Secretaria de Educação de Bombinhas, com o apoio da Fundação do Meio Ambiente promove o Projeto Hortas Escolares dentro da rede de ensino municipal. O objetivo principal é promover ações em defesa do meio ambiente, conscientizando, educando, envolvendo e sensibilizando os estudantes e toda a comunidade escolar para as questões que envolvem a preservação ambiental.

Envolvendo as cinco instituições de ensino fundamental: EBM Manoel Eduardo Mafra, EBM Edith Willecke, EBM Pequeno Príncipe, EBM Dilma Mafra e EBM Manoel José da Silva o projeto conta com o apoio dos gestores escolares e os professores e demais profissionais que organizam o espaço e os alunos para receberem os colaboradores do programa.

As atividades iniciaram na E.B.M. Manoel Eduardo Mafra, após o período inicial de diagnóstico, desenvolvido através de atividades de pesquisa como visitas técnicas, encontros com a gestão, questionário diagnóstico com os professores e entrevista com as merendeiras. Os dados coletados demonstraram o alto interesse de toda a equipe de professoras regentes da escola.

No dia 14 de julho o projeto promoveu o encontro entre professores e o Doutor Mauro Vieira para conversar sobre as Plantas Medicinais presentes no canteiro da instituição. O tipo de cultivo presente na horta foi escolhido por toda a comunidade, as plantas medicinais foram trazidas e plantadas pelos estudantes e professores. Os estudantes participaram de atividades com as nutricionistas Andrea e Karina, com a professora Rô do Projeto Biblioteca Viva e com profissionais da instituição.

A E.B.M. Manoel Eduardo abriu suas salas e aulas para pensarmos juntos os significados dos chás, da natureza, do plantio. A organização do encontro com o Doutor Mauro Vieira foi a forma que encontramos para agradecer a parceria com os profissionais e comunidade, que se envolveram com dedicação nas ações do Projeto Hortas Escolares, afirmou a professora Ana Maria Elias Rodrigues, responsável pelo projeto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas