Conferência Municipal de Cultura debate Propostas para o Setor

Atividades acontecem ao longo de toda essa a quinta-feira (11/07)

Na manhã desta quinta-feira (11/07), foi realizada a abertura da II Conferência de Cultura de Itapema. O evento segue durante todo o dia com a discussão dos eixos e propostas, além da eleição dos delegados que vão representar Itapema na etapa estadual. Os debates seguem o tema Uma política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura, e acontece na Câmara de Vereadores de Itapema.

A cerimônia de abertura contou com a participação especial do Coral Municipal Grupo Vivaz. As crianças apresentaram canções da cultura açoriana, resgatando a história de Itapema. Além da música, Ketlyn Gabrieli Cruz do Nascimento, do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral declamou uma poesia sobre as manifestações culturais e as tradições do nosso povo.

O Secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Leonardo Cordeiro, representou o Prefeito Municipal e declarou aberta as atividades. Quero aqui desejar um excelente dia de trabalho e externo os votos do Prefeito Municipal pelo sucesso da atividade, afirmou o Secretário. O evento também contou com a presença dos Vereadores Fabrício Lazzari, Vanio Cesar Vieira e Magnus Guimarães, além de membros da equipe do Governo Municipal, artesãos, artistas, profissionais da educação e do setor de cultura.

Para a Secretária de Educação e Cultura, Silvana Terezinha da Silva Olbrisch, a Conferência é um espaço aberto ao debate de propostas. Quero agradecer a todos que participaram das Conferências Livres realizadas na sede da Secretaria de Educação e Cultura. Estes momentos são importantes para que juntos possamos elencar estratégias para o desenvolvimento da Cultura, bem como valorizar os grupos e artistas locais, afirmou a Secretária.

A atividade também contou com a palestra da Professora e Diretora de Artes da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Marta Cesar, tendo como base o tema da Conferência. A implantação do Sistema Municipal de Cultura deve proporcionar o controle social nas ações culturais da cidade. É preciso que se compreenda que a Cultura é um Direito Constitucional e assim sendo deve ter a participação de todos na sua construção. As Conferências são um primeiro grande passo nesta busca, explicou Marta Cesar.

A II Conferência Municipal de Cultura segue durante toda à tarde de hoje com a realização dos quatro eixos temáticos de debate, além da votação das propostas, que serão enviadas para Etapa Estadual que acontece nos dias dois e três de setembro em Florianópolis.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema