Setor de Migração atende denúncias da comunidade

A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação de Itapema vem desenvolvendo atividades de acolhimento em vários pontos do município. O trabalho realizado pelo Setor de Migração faz parte do Programa de Qualificação e Humanização, implantado este ano na Secretaria.

Um dos atendimentos da Migração aconteceu no túnel do Bairro Ilhota. Uma pessoa de aproximadamente 55 anos em situação de rua estava dormindo no local. A equipe da Secretaria realizou a abordagem, mas o homem dispensou o serviço de acolhimento. Nós oferecemos ajuda e apresentamos o programa, mas infelizmente ele não aceitou e se retirou do local, afirmou o Coordenador da Abordagem de Rua, Walmir José Franco.

Outra ação efetuada foi em uma casa no bairro Centro. O local havia sido invadido no sábado (06/07) por uma família vinda de Rio do Sul. O Setor de Migração foi acionado e as pessoas desocuparam o espaço já na segunda-feira (08/07). Um dos membros da família trabalha na área da construção civil em Itapema. Com o apoio do Setor de Migração eles conseguiram um novo endereço, inibindo a situação de rua. Neste caso identificamos que o pai enfrentou problemas pontuais em uma das empresas que estava trabalhando. Após orientação e indicação de moradias em outras áreas, a família conseguiu um novo lar dentro do orçamento, explicou.

O Setor de Migração tem se empenhado em atender todas as denúncias da população. Outro caso foi no bairro Meia Praia. A ação foi específica para verificar a denúncia de imóvel abandonado, e que segundo relatos dos vizinhos estaria sendo usado como abrigo e também para o consumo de drogas. Estivemos no local e constatamos que realmente se encontra abandonado, mas sem a permanência de pessoas. Encaminhamos o caso a Procuradoria do Município para que responsável pelo imóvel seja notificado, afirmou Walmir José Franco.

Desde o início do ano, dos 57 moradores de rua identificados pelo programa, 47 foram encaminhados para a Associação Beneficente Resgate de Vidas, de Porto Belo, que possui convênio com a Prefeitura. Quem desejar fazer denúncias ao Setor de Migração da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação de Itapema pode ligar no telefone (47) 9274-8363.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema