Procon de Itapema dá dicas para as compras do Dia dos Pais

Com a comemoração do Dia dos Pais, no próximo domingo (11/08), o que não falta são vitrines estampando promoções e descontos em toda a cidade. Mas os consumidores devem estar atentos para que a compra do presente não se torne um problema futuro. Confira algumas dicas do Procon de Itapema e aproveite o Dia dos Pais em família.

Vestuário

– Certifique-se sobre o sistema de troca em caso de inadequação (tamanho, cor ou modelo);
– Solicite uma declaração (nota fiscal/etiqueta) que permita identificar a loja e as condições de troca.

Produtos de beleza

– Leia atentamente a embalagem do produto, verificando: data de validade, composição, finalidade e instruções de uso.

Eletroeletrônicos

– Observe se a voltagem é compatível (110 V ou 220 V) e dê preferência aos produtos mais econômicos indicados pelo selo PROCEL;
– Os eletrônicos devem vir acompanhados de manual de instrução, endereço da rede de assistência técnica autorizada e termo de garantia datado e assinado pela loja;
– Informe-se sobre a assistência técnica próxima de onde o consumidor reside;
– Exija descrição correta do produto no pedido ou nota fiscal, bem como condições de pagamento, data de entrega, instalação, valor do frete, etc.

O cancelamento e substituição de produtos

O cancelamento de compras realizadas fora do estabelecimento comercial, ou seja, via internet ou telefone, pode ser realizado no prazo de sete dias a contar da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto/serviço. O consumidor deve realizar um termo de cancelamento por escrito, devolvendo o produto e solicitar a devolução do eventual valor pago. O cancelamento de compras realizadas fora do estabelecimento comercial, ou seja, via internet ou telefone, pode ser realizado no prazo de sete dias a contar da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto/serviço. O consumidor deve realizar um termo de cancelamento por escrito, devolvendo o produto e solicitar a devolução do eventual valor pago.

Ao receber o produto certifique seu estado, e informe o fornecedor sobre seu problema. Os produtos com defeito (riscados, mau funcionamento, entre outros.) e não duráveis (alimentos, flores, etc.) possuem o prazo de 30 dias para sua substituição ou devolução dos valores pagos. No caso de produtos duráveis (eletrodomésticos, roupas, carros, etc.) o prazo é de 90 dias para o contato com o fornecedor. A contagem do prazo acontece a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução do serviço.

É importante considerar sempre o pagamento a vista e se for parcelar, o consumidor deve considerar as taxas de juro.

Fonte: Site Procon SC
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema